sexta-feira, 9 de julho de 2010

Porque “Grupos de crescimento?"

Se pudéssemos tirar um raio “X” das igrejas encontraríamos a seguinte situação: muita gente que aceitou a Jesus, é um convertido mas anda oprimido e é inexperiente para com as implicações da fé. o pior de tudo que entre esses encontraríamos no meio disso tudo pouco líderes competentes. Gente qualificada e disposta o bastante para começar e sustentar um ministério saudável. Creio que é por aqui que se encontra um dos maiores empecilhos para que o evangelho seja efetivamente propagado.

Todos nós sabemos que Jesus chama discípulos e não meros convertidos à fé. Um discípulo é aquele que aprende com um professor, por meio de exemplos, instrução e experiência durante um período de tempo e tem como resultado sua vida transformada. O grande problema que enfrentamos hoje no modelo de igreja que vivemos é que não forma discípulos, não há treinamento e muito menos treinamos líderes. Creio eu que estamos tendo uma grande oportunidade de uma nova maneira de ser igreja, onde o senso de família é estabelecido, as necessidades pessoais são atingidas e o potencial para o ministério é liberado. É impossível que isso aconteça no contexto de grandes cultos semanais de celebração, sejam eles empolgantes e agradáveis, por isso, a nossa urgente necessidade de refazermos nossa maneira de viver.

Deus tem nos dado essa oportunidade de vivermos num novo tempo onde pessoas não cristãs tem um acesso melhor de entrada à igreja, onde podemos efetivamente evangelizar, onde há cuidado verdadeiro por pessoas, onde há possibilidade de crescimento espiritual, amigável, saudável, na palavra de Deus e no temor do Senhor e onde as pessoas podem usar os seus dons como Deus as concedeu. Estou me referindo aos grupos de crescimento. É por meio do grupo de crescimento que podemos acabar de vez com aquele cenário de vermos, anos após anos, pessoas que vem aos cultos no domingo e deixam a igreja porque não se sentem conectados, importantes, ouvidos e tendo suas necessidades observadas mais de perto. As chances dessas pessoas se tornarem meras observadoras da fé, consumistas de igrejas e infantis na comunhão é muito grande pois não experimentam o verdadeiro discipulado.

Queridos irmãos, Deus tem nos chamado para sermos semelhantes a Jesus em todas as coisas, mas para isso, é preciso nos desfazermos das bagagens que só nos impedem de termos essa vida e compartiharmos essa vida. Creio que os nossos grupos de crescimento são locais onde Deus quer nos proporcionar viver uma nova etapa do nosso crescimento rumo à maturidade cristã, ao discipulado, ao treinamento de líderes, à comunhão verdadeira, à evangelização e no aprofundamento dos relacionamentos e convívio saudável. Quero desafiar você a se dispor para esse novo tempo. Que Deus nos abençoe.

Rev. Renato Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário