sexta-feira, 11 de junho de 2010

Em tempo de copa do mundo de futebol

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” At 2.42



Qual o brasileiro que não gosta de futebol? Com raras exceções vamos encontrar um aqui outro ali, mas no geral, todo brasileiro gosta de futebol, e eu, como um bom brasileiro não poderia ficar fora dessa e ainda mais em tempo de copa do mundo. Sem dúvida alguma que não há problema algum em se gostar de futebol e até mesmo jogá-lo, de preferência bem, mas fico às vezes pensando comigo: “eu gosto de futebol porque de manhã, de tarde e à noite fala-se sobre ele, ou porque falam-se demais sobre ele porque todos gostam dele?”

Gostaria de refletir um pouco sobre isso. Responda para você mesmo: “quantas vezes a mesma cena do gol será repetida?”, “quantos vezes você verá aquele golaço por dia?“, “quantos canais de tv e rádio e até mesmo revista irão publicar aquela cena do gol ou jogada de uma equipe?”. “Você vai às ruas e conversa com as pessoas, qual o assunto do momento? Copa do mundo” Volto a falar, não há problema algum em se gostar de um bom futebol e da copa do mundo, mas o que gostaria que pensássemos é que uma boa parte do nosso comportamento, atitude, gosto e até mesmo pensamento tem sido formado pela mídia como um todo, que bombardeia conceitos e idéias, que a meu ver não refletem os padrões do Eterno Deus. (você nessa copa do mundo, se assistir pela rede globo será bombardeado direto para que compre um carro, beba cerveja e troque de banco). Se você reparar, esse método é usado para que uma boa parte da sociedade passe a se tornar consumidora do cigarro, da cerveja, da pornografia, das novelas, dos jogos, da imoralidade, da indecência, da baixaria, de injustiça e de coisas que não promovem a justiça de Deus e o amor de uns para com os outros.

Precisamos ficar atentos sobre o modo como os anúncios são feitos. Repare comigo nestas propagandas: “Globo e você, tudo a ver”: será que TUDO que você faz tem a ver com a globo?”, outra: “todo mundo ligado na globo”: será que o mundo todo está ligado na globo? Será que não há uma pessoa que esteja assistindo outro canal, ou trabalhando ou até mesmo com a tv ligada em outro canal? Outra: “são MILHARES de pessoas que estão ligando agora”: O que querem dizer com “milhares”? será que não é muita gente? E assim lentamente, vamos sendo conduzidos por essas ondas. Minha proposta é outra, mas com a mesma filosofia: “E se nós, ao invés de sermos bombardeados por esses dizeres e cenas de todo o dia aplicássemos o nosso coração em dia-a-dia buscarmos o Senhor e bendizermos o nome dEle?, em dia-a-dia guardarmos os seus preceitos, estatutos e mandamentos? em dia-a-dia da nossa vida desejarmos morar na casa do Senhor para contemplar a sua beleza e meditar no seu templo (Sl 27.4; 145:2; Dt 6.2)? Não foi isso que Deus pediu aos pais para que fizessem aos seus filhos? (“tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” Dt 6.7), não era assim que igreja em Jerusalém vivia? (“Diariamente perseveravam unânimes no templo At 2.47)

Meus irmãos, é preciso zelarmos pelas coisas que entram em nossas mentes e atrapalham em muito nossa intimidade com Deus. Precisamos pedir sabedoria a Deus e firmeza de propósito para fazermos como José do Egito, que mesmo sendo dia-a-dia tentado pela mulher de Potifar para que se deitasse com ela, preferiu não pecar contra Deus. Só conseguiremos isso se, diariamente, de manhã, de tarde e à noite perseverarmos na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Que Deus nos ensine a todos os dias só temer o seu nome.


Pr. Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário