sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Violação de Sigilo

“Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido.” Mt 10:26

Eu e você estamos assistindo mais um caso triste em nosso país. O vazamento de informações fiscais do vice-presidente executivo do PSDB e de mais algumas pessoas que ocupam cargos importantes em nosso país. De acordo com a OAB esse fato é um muito grave pois fere o chamado princípio constitucional do sigilo (O sigilo fiscal é a proteção às informações prestadas pelos contribuintes ao Fisco, assegurado pelos direitos fundamentais protegidos constitucionalmente, conforme dispõe a Constituição Federal de 1988), essencial à segurança do próprio Estado Democrático de direito. Crimes como esse quando não apurados e punidos, afirma a OAB, afetam a credibilidade do Estado brasileiro no que diz respeito ao cumprimento da Constituição e dos tratados internacionais.

De fato, o sigilo, seja fiscal, bancário, íntimo, da vida privada é um direto inviolável que os cidadãos brasileiros possuem, que em outras palavras é o direito que temos de não sermos obrigados a deixar nossa intimidade, nossa vida privada e nossas contas expostas, que é essencial para a segurança seja do Estado, seja da pessoa. Mas, e quanto aos sigilos do nosso coração, são eles também invioláveis? Seria seguro para mim e você guardarmos “certos” segredos no nosso coração?

• Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus e fizeram para si folhas de figueira, acharam que podiam viver em “sigilo” diante de Deus, mas a pergunta que Deus faz: “Onde estás” põe para fora o segredo que tentaram ocultar.

• Quando Caim, após matar o seu irmão Abel é confrontado por Deus com a pergunta: “Onde está Abel teu irmão”, mostra claramente que havia “segredo” em seu coração: “Por acaso sou eu tutor do meu irmão?”

• Quando os irmãos de José o venderam a uma caravana de ismaelitas e depois foram falar a Jacó seu pai que ele estava morto, guardaram “sigilo” sobre o que realmente haviam feito;

• Quando Davi pecou contra Deus adulterando com Bate-Seba e depois matando seu Urias, achou que podia viver em “sigilo” diante das pessoas e não diante de Deus: “Passado o luto, Davi mandou buscá-la e a trouxe para o palácio; tornou-se ela sua mulher e lhe deu à luz um filho. Porém isto que Davi fizera foi mal aos olhos do SENHOR.” 1 Sm 11.27

De fato, a Bíblia nos ensina que Diante do criador não temos sigilos, segredos, contas invioláveis, coisas que falamos que não fizemos mas que realmente fizemos: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” Hb 4.13. Quero te dizer meu amigo que até mesmo as nossas faltas que a nós estão ocultas, Deus as conhece (Sl 19.12). O próprio Senhor Jesus desvendou, por várias vezes os segredos dos corações daqueles que não compartilhavam da visão do Reino de Deus: “Jesus, porém, conhecendo-lhes a malícia, respondeu: Por que me experimentais, hipócritas?”(Mt 22.18).

Queridos, o que Deus quer de cada um de nós é que estejamos diante dele, não com “segredos”, não com o coração cheio de pecado, de maldade, de malícia, de ódio mas que confessemos a Ele: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” Pv 28.13.

Minha oração é que Deus nos confronte com a sua graça e amor para que estejamos com a “ficha limpa” diante dEle e diante dos homens. Que Ele nos sonde e prove os nossos pensamentos para verificar se há em nós algum caminho mau e nos guiar para o caminho Eterno. (Sl 139.23, 24)

Rev. Renato Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário